quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Parcerias

No ano de 2016 realizei um projeto com intenção de ocupar os territórios, busquei parcerias pelo bairro da escola que estava naquele ano. Encontrei as bordadeiras "Artesãs da Linha Nove" e fui recebida por Cléo, que acolheu minhas ideias projetadas com as crianças.


Em pouco tempo aconteceu o encontro das bordadeiras com as crianças na escola, e das crianças no ateliê das bordadeiras.
A Beth Ziani do Museu da Casa Brasileira, juntou-se a nós, deixando mais rico o projeto que a todo momento aconteceu baseado na escuta das crianças.
Deste projeto, materializou o tecido bordado por muitas mãos, nomeado "A floresta que nós queremos na cidade", que ocupou o território do Sesc Vila Mariana, na exposição Entre Meadas. Fomos presenteadas com um registro do nosso projeto no catálogo da exposição, abaixo compartilho as imagens:





  
Assim, iniciamos uma bela parceria que continua em outros locais, projetos...
E o tecido bordado segue ocupando outros territórios.
Gratidão!!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Registros Caminhantes



Compartilho alguns registros sobre propostas realizadas em diferentes épocas e contextos. Todos foram realizados com crianças das escolas públicas da cidade de São Paulo.




Projeto Verde que te quero ver

EMEI Maria José Dupré

Ano: 2002



https://avisala.org.br/index.php/assunto/tempo-didadico/verde-que-te-quero-ver-diversificar/





Encontros com as marcas gráficas

EMEI Dona Leopoldina

Ano: 2019



https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/criancas-da-emei-dona-leopoldina-expressam-suas-marcas-por-meio-da-grafia/





segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Projetos nas escolas de educação infantil


Em minhas andanças realizando formações e assessorias surgem muitas indagações dos participantes em relação aos projetos:

Como surgem?

Os gestores trazem o "tema", as professoras ou as crianças?

Quanto tempo tem de duração?

Como o professor planeja seu percurso? E a criança faz parte deste processo?

Tem um produto final?

É notável a preocupação dos professores em cumprir protocolos e acabam esquecendo de olhar as necessidades reais. Percebo professores buscando planejar com base na escuta das crianças, mas num certo momento, por exigências e prioridades escolarizadas atravessam com temáticas na tentativa de entrelaçar situações que não fazem sentido a pesquisa das crianças. 

Venho realizando há 3 década, projetos dentro das escolas-turmas que tenho passado e deixo algumas imagens do percurso para apreciarem... 

Imagens do projeto: Onde fica a boca da planta? 
Ano 2014
EMEI Jean Piaget

Fragmento do projeto 
Investigações das folhas

folhas coletadas pelas crianças 
grafismos de observação

Decalque com folhas


Apreciação dos grafismos


 
Criação coletiva




sábado, 1 de fevereiro de 2020

Retornar






Retornar é o verbo que ilustra meu ano como professora de crianças. Nas memórias deste lugar afeto, vínculo, lembranças de uma infância com brincadeiras, naquele chão de terra que modelava com água, inúmeras bolinhas, coletava folhas para fazer comidinha, subia e descia daqueles brinquedos gigantes, pintava com canetas coloridas e as vezes com tinta.
Estou de volta numa escola que já estive há muitos anos como criança e professora. Penso estar com uma bagagem de saberes que possibilitem belos fazeres com as crianças que serei presenteada.
EMEI Professora Sarita Camargo estou retornando em 2020 💖