Em minhas andanças realizando formações e assessorias surgem muitas indagações dos participantes em relação aos projetos:
Como surgem?
Os gestores trazem o "tema", as professoras ou as crianças?
Quanto tempo tem de duração?
Como o professor planeja seu percurso? E a criança faz parte deste processo?
Tem um produto final?
É notável a preocupação dos professores em cumprir protocolos e acabam esquecendo de olhar as necessidades reais. Percebo professores buscando planejar com base na escuta das crianças, mas num certo momento, por exigências e prioridades escolarizadas atravessam com temáticas na tentativa de entrelaçar situações que não fazem sentido a pesquisa das crianças.
Venho realizando há 3 década, projetos dentro das escolas-turmas que tenho passado e deixo algumas imagens do percurso para apreciarem...
Imagens do projeto: Onde fica a boca da planta?
Ano 2014
EMEI Jean Piaget
Fragmento do projeto
Investigações das folhas
folhas coletadas pelas crianças
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário