segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Projetos nas escolas de educação infantil


Em minhas andanças realizando formações e assessorias surgem muitas indagações dos participantes em relação aos projetos:

Como surgem?

Os gestores trazem o "tema", as professoras ou as crianças?

Quanto tempo tem de duração?

Como o professor planeja seu percurso? E a criança faz parte deste processo?

Tem um produto final?

É notável a preocupação dos professores em cumprir protocolos e acabam esquecendo de olhar as necessidades reais. Percebo professores buscando planejar com base na escuta das crianças, mas num certo momento, por exigências e prioridades escolarizadas atravessam com temáticas na tentativa de entrelaçar situações que não fazem sentido a pesquisa das crianças. 

Venho realizando há 3 década, projetos dentro das escolas-turmas que tenho passado e deixo algumas imagens do percurso para apreciarem... 

Imagens do projeto: Onde fica a boca da planta? 
Ano 2014
EMEI Jean Piaget

Fragmento do projeto 
Investigações das folhas

folhas coletadas pelas crianças 
grafismos de observação

Decalque com folhas


Apreciação dos grafismos


 
Criação coletiva




Nenhum comentário:

Postar um comentário