Por que, para que e para quem documentar as ações pedagógicas?
Documentar os percursos e construções de conhecimentos das
crianças é fundamental para todos os envolvidos com as crianças nas escolas de
educação infantil: professores, crianças, pais, equipe escolar, comunidade,
entre outros...
Quando se registra os
diálogos, ideias, experiências, pensamentos das crianças podemos agir com um
olhar voltado para as necessidades das mesmas.
Outro fator importante
são as imagens, tanto fotográficas como filmagens para apreciar e refletir
sobre o que acontece e permite traçar percursos para as crianças.
Mas como registrar e
documentar no cotidiano?
Ao longo dos anos venho documentando os percursos das
construções de conhecimentos das crianças e pretendo apontar algumas formas de
organização e planejamento para construir a documentação.
A cada turma sempre tenho um caderno de registros onde anoto
informações importantes do que observo nos diversos momentos do dia. Neste
caderno também registro reflexões do que percebo ser necessário encaminhar e
intervir com as crianças.
Quanto às imagens, procuro antecipar no
planejamento quais serão os momentos para fotografar e filmar as crianças, mas
sempre deixo os recursos a mão para situações que observo ser interessante o
registro.
Também planejo momentos para as crianças registrarem, ou seja
fotografarem o que observam ser importante para elas.
Nos
percursos de construção de conhecimento considero fundamental scanear,
fotografar as produções e seus percursos.
Com estes elementos consigo ao término de um projeto ter toda a sequência de acontecimentos e assim tenho elementos para analisar o percurso e construir a documentação. Também consigo observar cada criança e seus percursos de aprendizagens nos momentos planejados.
Com estes elementos consigo ao término de um projeto ter toda a sequência de acontecimentos e assim tenho elementos para analisar o percurso e construir a documentação. Também consigo observar cada criança e seus percursos de aprendizagens nos momentos planejados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário